A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Bombarral foi fundada em 1911 e iniciou a sua atividade em junho desse ano, sendo hoje uma das mais antigas Caixa de Crédito Agrícola Mútuo em actividade em Portugal. Na origem desta continuidade está uma ação quotidiana centrada em duas vertentes. Uma, foi e é atribuir prioridade à proximidade com a comunidade do Bombarral, para melhor ir ao encontro das suas necessidades e especificidades. A outra, foi e é a capacidade de gestão eficaz dos desafios colocados pelas realidades e avanços sociais, tecnológicos e regulatórios desde a fundação em 1911 até aos nossos dias.
Na base da evolução da Caixa Agrícola de Bombarral através das décadas esteve e está a firme opção por uma cultura/modelo organizacional assente na independência institucional.
A Caixa Agrícola de Bombarral não está integrada no SICAM – Sistema Integrado do Crédito Agrícola Mútuo, nem na FENACAM – Federação Nacional das Caixas de Credito Agricola Mútuo. Cooperando com outras Caixas Agrícolas independentes no âmbito da AGRIMÚTUO – Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo de que é sócia e cujo 10º Aniversário foi assinalado no dia 30.08.2018 e incluiu a Conferência “A Banca e a Terra – As Dinâmicas do Crédito Agrícola”, realizada no Auditório da Caixa Agrícola de Bombarral.
Por vezes a circunstância de a denominação social da “Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Bombarral”, incluir as expressões Caixa de Crédito Agrícola Mútuo origina confusões/dúvidas por erradamente se supor que exista ou possa existir uma ligação entre a Caixa Agrícola de Bombarral e o “Crédito Agrícola” que é a marca comercial de outra instituição bancária: a “Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo”. A verdade é que são instituições bancárias distintas, sem dependência ou subordinação de qualquer natureza, espécie ou modalidade.
A história testemunha que a Caixa Agrícola de Bombarral esteve sempre presente quando a lavoura do Bombarral necessitou. E que a nossa ação não se limitou a receber depósitos e a conceder créditos, sobressaindo também devido à sua ação como agente social empenhado no melhoramento da comunidade, com especial interesse nas novas realidades e desafios e no apoio às iniciativas locais, nomeadamente as culturais, desportivas ou de solidariedade.
Pensar no longínquo ano de 1911 na Caixa e no Bombarral é, nos dias de hoje, pensar numa outra era, numa outra realidade. É pensar num lapso de tempo feito de histórias, sofrimentos e conquistas, é pensar em pessoas que trabalharam e trabalham para uma causa que hoje, volvidos todos estes anos, continua a querer crescer e inovar. É pensar e sentir orgulho nos 107 anos da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Bombarral como instituição de crédito independente, inteiramente portuguesa, ao serviço do mutualismo e da comunidade do Bombarral na qual nos integramos, servimos e queremos servir, que nos propomos abraçar o futuro com confiança.