Setembro - Procissão dos Passos // Narcisa Peixeira
Foi durante a agitação anticlerical da I República que ocorreu este episódio de profanação da matriz do Santíssimo Salvador do Mundo. No dia 14 de Maio de 1915, neste local, foram destruídas alfaias litúrgicas, órgãos e imagens de diversos santos, assim como a Imagem do Senhor dos Passos.
Conta a história que vários profanadores se divertiam com a cabeça do Senhor dos Passos até que “Narcisa Peixeira” terá conseguido tirar a cabeça e a levou até António Pereira Bernardino, que residia na Quinta da Granja, para ser guardada.
Após este ato, a pacata vila do Bombarral ficou sem pároco, sendo que pontualmente eram celebrados alguns atos litúrgicos pelo prior do Carvalhal na capela da Madre de Deus, que era propriedade de Abel Pereira da Fonseca.
Foi somente a 5 de Julho de 1953 que a “Cabeça” foi incorporada numa nova imagem do Senhor dos Passos e transportada pelos filhos de António Pereira Bernardino até à nova Igreja do Santíssimo Salvador do Mundo.